A bencao do vinho - O Cristao e a Bebida Alcoolica

Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de
1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ir para o conteúdo
1
2
3
4
5
6

Ex-Testemunha de Jeová
A BÊNÇÃO DO VINHO
Salomão recebeu sabedoria divina

Note o que ele escreveu:

ECLESIASTES 2
"3  Procurei no meu coração como estimular com vinho (yayin) a minha carne, sem deixar de me guiar pela sabedoria, e como me apoderar da estultícia, até ver o que era bom que os filhos dos homens fizessem debaixo do céu todos os dias da sua vida."
Nova Tradução Brasileira, 2010.

No seu uso do vinho, yayin, Salomão deixou-se "guiar pela sabedoria", pelo bom senso. Não se tornou beberrão, mas manteve o autodomínio. "Apoderar-se ele da estultícia", portanto, não significava que ele lançava fora a moderação. Visto que Salomão continuou de plena posse dos seus sentidos, pôde avaliar corretamente o que descobriu. Na sua investigação dos aspectos mais frívolos da vida, ele se controlou e assim não se tornou devasso na busca de prazeres. (Por exemplo, não vivenciou a pedofilia ou o estupro de crianças para saber se era algo bom. Não se tornou satanista para saber se isso era o melhor. E também não se tornou alcoólatra.) O experimento de Salomão limitava-se a tudo aquilo que era aceitável e decente aos olhos de Deus.

Salomão também recomendou:

ECLESIASTES 9
“7  Vai, pois, come com alegria o teu pão e bebe com bom coração o teu vinho (yayin), pois já Deus se agrada das tuas obras.”
Almeida Revista e Corrigida, 1995.

Naturalmente, a expressão "bebe com bom coração” envolve o consumo regulado, na medida aceitável, não o excessivo.

"O vinho alegra a vida"
ECLESIASTES 10
"19  Para rir se fazem convites, e o vinho (yayin) alegra a vida, e por tudo o dinheiro responde."
Almeida Revisada e Corrigida, 1969.

"19 As festas ajudam a gente a se divertir, e o vinho (yayin) ajuda a gente a se alegrar; mas sem dinheiro não se pode ter nem uma coisa nem outra."
Nova Tradução na Linguagem de Hoje, 2000.


SALMOS 104
"14  Ele faz crescer a erva para os animais e a verdura, para o serviço do homem, para que tire da terra o alimento   
15  e o vinho (yayin) que alegra o seu coração; ele faz reluzir o seu rosto com o azeite e o pão, que fortalece o seu coração."
Almeida Revista e Corrigida, 1995.

"14  Fazes crescer a relva para os animais e as plantas que o ser humano cultiva, para que da terra tire o seu alimento:
15  o vinho (yayin), que alegra o coração, o azeite, que lhe dá brilho ao rosto, e o pão, que lhe sustém as forças."
Nova Almeida Atualizada, 2017.


Seria "o vinho que alegra o coração" apenas suco de uva?
O contexto imediato - no próprio versículo 15 - pode nos ajudar a encontrar a resposta. Três alimentos são mencionados: vinho, azeite e pão. Estes não crescem diretamente em árvores, não é? Não. Assim como o homem trabalhou duro para converter azeitonas em “azeite” e trigo em “pão”, ele também de uvas faz “vinho”. Estes alimentos são fruto do esforço árduo dos trabalhadores.

Note outro caso em que o contexto revela que o beber da vinha não refere-se a suco de uva.

GÊNESIS 19

"20  Sendo Noé agricultor, passou a plantar uma vinha.
21  Bebendo do vinho (yayin), embriagou-se e ficou nu dentro de sua tenda."
Nova Almeida Atualizada, 2017.

Serem "vinha" e "vinho" citados próximos não indicou que a bebida teria de ser simplesmente uvas espremidas, não fermentadas. O que Noé ingeriu foi suco de uva em andamento de fermentação ou fermentado. A quantidade usada resultou na embriaguez. Para fermentar o suco não querer intervenção humana. Foi Deus quem criou os microrganismos responsáveis pela fermentação. Eles existiam nos cachos das uvas antes de serem esmagados. Assim, o processo iniciará naturalmente – cerca de seis horas após a extração do sumo das uvas. O suco da uva naturalmente fermentando virá sempre da "vinha" (ou da videira) não importa quanto tempo passe e de como possa evoluir para uma nova forma.

A falta do vinho mostrou ser um castigo para os israelitas

Punindo o povo, Deus declarou:

AMÓS 5
"11  Portanto, visto que pisam os pobres e deles exigem tributo de trigo, vocês não habitarão nas casas de pedras lavradas que construíram, nem beberão o vinho (yayin) das belas videiras que plantaram."
Nova Almeida Atualizada, 2017.


MIQUÉIAS 6
"15  Tu semearás, mas não segarás; pisarás a azeitona, mas não te ungirás com azeite; e o mosto (tîrôsh), mas não beberás vinho (yayin)."
Almeida Revista e Corrigida, 2009.


ISAÍAS 24
"7  Pranteia o mosto (tîrôsh), e enfraquece a vide (gephen)  e suspirarão todos os alegres de coração."
"9  Com canções não beberão vinho (yayin); a bebida forte (shekar) será amarga para os que a beberem."
"11  Há lastimoso clamor nas ruas por causa do vinho (yayin) ; toda a alegria se escureceu, desterrou-se o gozo da terra."
Almeida Revista e Corrigida, 1995.

Não era simplesmente a falta de uvas que gerava tristeza. Era porque delas se produziam as demais bebidas como mosto (tîrôsh), vide (gephen), vinho (yayin) e bebida forte (shekar).
Tenha certeza!
Independente da versão usada, quando vinho traduz "tirôsh" e "yayin" , trata-se de bebida aprovada pelo SENHOR!



ZACARIAS
"9:17  Pois quão grande é a sua bondade! E quão grande, a sua formosura! O cereal fará florescer os jovens, e o vinho (tîrôsh), as donzelas."
"10:7  Os de Efraim serão como um valente, e o seu coração se alegrará como pelo vinho (yayin); seus filhos o verão e se alegrarão; o seu coração se regozijará no SENHOR."
Almeida Revista Atualizada, 1993.


Testemunhas de Jeová — artigos críticos.

Desde agosto de 2004, indicetj@yahoo.com.br
Voltar para o conteúdo