Provérbios 23:29-35 - O Cristao e a Bebida Alcoolica

Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de
1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ir para o conteúdo
1
2
3
4
5
6

Ex-Testemunha de Jeová
EXPLICAÇÃO DE
PROVÉRBIOS 23:29-35
29  Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as pelejas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos?
30  Para os que se demoram perto do vinho (yayin), para os que andam buscando bebida misturada.
31  Não olhes para o vinho (yayin), quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente.
32  No seu fim, morderá como a cobra e, como o basilisco, picará.
33  Os teus olhos olharão para as mulheres estranhas, e o teu coração falará perversidades.
34  E serás como o que dorme no meio do mar e como o que dorme no topo do mastro
35  e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? Ainda tornarei a buscá-la outra vez.
Almeida Revista Corrigida, 1995.

Acaso alguma parte deste quadro triste descrito no texto acima tem semelhança com você? É isto uma descrição de seu fim de semana — ou até mesmo de um dia corrente? É você um daqueles que vai ao bar local para 'só um traguinho' e não consegue parar? Deus tem normas e estão descritas em Sua Palavra. Isto inclui o uso correto e incorreto do álcool. Bebedeiras e alcoolismo são claras violações das leis de Deus. — Note: Gálatas 5:21; 1 Coríntios 6:10.

No caso das bebidas alcoólicas, aplica-se o princípio: "Seja a vossa MODERAÇÃO conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor." — Filipenses 4:5.

No afã para promover a abstenção total de bebida alcoólica, alguns evangélicos afirmam com voz alta: "Nada se diz nesta passagem sobre beber vinho com ou sem moderação. Portanto, é errado tomar qualquer quantidade de bebida alcoólica." Mas, será esta interpretação verdadeira?


PARA QUEM SÃO OS MALES?
O versículo 29 indaga sobre "ais", "pesares", "pelejas", "queixas", "feridas sem causa" e "olhos vermelhos". Amigo leitor, pergunto: Para quem são tais males, segundo o contexto? Será que são para os que também fazem uso controlado do vinho? Lembre-se de que não devemos "acrescentar à Palavra" algo que ela não diz. — Deuteronômio 4:2.

Existem duas respostas. Uma errada e a outra certa. Por exemplo, a Igreja Adventista do Sétimo Dia diz que os males descritos em Provérbios são para todos que bebem, em qualquer quantidade. Será esta a interpretação correta? Uma leitura contextual indicará que o proverbista destaca notoriamente QUEM não deveria beber.


A bebida é como uma arma para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada.

O versículo seguinte, o versículo 30, RESPONDE enfaticamente que tais males são para os "que se DEMORAM perto do vinho", os beberrões habituais que persistentemente o "andam BUSCANDO"! (Note a similaridade com Isaías 5:11.) Para esta classe particular de indivíduos, a bebida inebriante é como veneno, muitas vezes causando alguns efeitos bastante ruins: alucinações, conduta vergonhosa, comportamento psicótico, desarranjos de saúde, problemas familiares e até mesmo pobreza.

VERSÍCULO 30 — COMO OUTRAS BÍBLIAS TRADUZEM?

King James Atualizada 1999
Para todos aqueles que gastam horas se encharcando de vinho, os que andam em busca de bebidas fortes e misturas alcoólicas!

Tradução Na Linguagem de Hoje
É aquele que bebe demais e anda procurando bebidas misturadas.

Bíblia Viva
É o homem que passa horas e horas nos bares, tomando "umas e outras", misturando vários tipos de bebida.

Versão Católica com cabeçalhos
São para aqueles que bebem o dia inteiro e vivem procurando bebidas misturadas.

A pessoa dependente do álcool é chamada de alcoólatra. Para se livrar da bebida, o conselho bíblico é não mais beber. O dependente da bebida precisa lutar com seriedade para, se possível, nem mesmo “olhar para o vinho” [O verbo “olhar” (no grego: ra’ah) é uma palavra comum que significa “ver, olhar examinar”; ra’ah é também empregado no sentido de “escolher”, o que sugere que não se deve olhar com desejo para o vinho fermentado ou para a bebida forte visto que, mesmo após recuperar a sobriedade, ele "tornará a buscá-la outra vez". A feliz recomendação dos Alcoólatras Anônimos (veja bem: “Alcoólatras”) para nem sequer beber "o primeiro gole" combina com este alerta bíblico.

A bebida alcoólica, definitivamente, não é recomendada para aqueles que se "demoram" e "andam buscando-a" descontroladamente. — Provérbios 23:30.


Testemunhas de Jeová — artigos críticos.

Desde agosto de 2004, indicetj@yahoo.com.br


Voltar para o conteúdo