Romanos 14:21 - O Cristao e a Bebida Alcoolica

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ROMANOS 14:21
Almeida Revista e Atualizada 1993
É bom não comer carne, nem beber vinho (oinos),
nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar [ou se ofender ou se enfraquecer].


Alguns alegam que o vinho mencionado aqui não era inebriante. Ué... Se não for, então, é tolice apresentá-lo como condenando a bebida alcoólica, não é mesmo?

Além disso, se Paulo fala aqui de vinho como puro suco de uva, sem nenhum teor alcoólico, então, por que estaria ele dizendo que seria "bom... não beber vinho" sem álcool? (Que fique claro que em NENHUMA parte do versículo se fala sobre abuso no beber.) Acaso, ele próprio não recomendou tal vinho a Timóteo? Não ordenou Cristo que se tomasse do tal vinho na Ceia? (1 Timóteo 5:23; Mateus 26:27) De fato, como poderia a ingestão até mesmo de um pouco de suco de uvas escandalizar ou fazer com que um irmão "tropece"? Será que quem tropeçou por ver outro tomar apenas suco de uvas se nega também a tomar o tal vinho da Ceia? Todavia, seria o consumo de vinho ALCOÓLICO que poderia resultar em embriaguez e - aí sim - escandalizar a alguém.



A interpretação correta destas palavras precisa combinar com o que Paulo diz em 1 Coríntios 8:13: “Se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo”. Paulo não declara ter abandonado completamente o uso de carne em todas as suas refeições. Repare o uso da condicional "SE". Paulo "não comeria carne" apenas SE soubesse que isso resultasse em escândalo para determinado irmão ou irmã. De modo similar, Paulo não ensina em Romanos 14:21 que, em todas as situações da vida, sempre devemos evitar "comer carne" e "beber vinho". Desaconselha o comer e o beber APENAS perante aquele que visse nisso uma razão para "tropeço", "escândalo" ou  "enfraquecimento".


FAZ VOCÊ CERTAS RESTRIÇÕES QUANTO A BEBIDA - TIPO "ESSA PODE" OU "ESSA NÃO  PODE"?

Se você diz que bebida sem álcool "pode" mas com algo "não pode", então medite nestas palavras:

Almeida, Edição Revista e Corrigida
ROMANOS 14:1-3, 14, 17, 20
“Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.      2 Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.      3 O que come não despreze o que não come; e o que não come não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu...      14 Eu sei e estou certo, no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.      17 porque o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.      20 ... É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo."


Notou como é considerado aquele que não "crê que de tudo se pode comer" e beber? É diagnosticado como "ENFERMO na fé" e "FRACO", segundo os versículos 1 e 2. Os fortes eram aqueles que comiam e bebiam algo considerado impróprio pelos DOENTES na fé. Com qual deles você se assemelha - com o FORTE que de tudo bebe ou com o FRACO que só toma bebida sem álcool?

Os "FRACOS" precisam de cuidados por parte dos "FORTES". Paulo incluiu-se entre os fortes quando disse: "nós que somos fortes devemos suportar as fraquezas dos fracos e não agradar a nós mesmos." — Romanos 15:1.

De que maneira Paulo e os outros fortes fariam isso? Não bebendo diante de tais indivíduos "enfermos na fé".


BEBIDA SEM ÁLCOOL   
x
BEBIDA COM ÁLCOOL



O FORTE "crê que de tudo se pode" beber. Estes estão saudáveis na fé.
O FRACO é aquele que SÓ toma certo tipo de bebida. E estes estão "enfermos na fé".


Naturalmente, isso também inclui evitar determinadas ações que venham a prejudicar a outros - mesmo que o outro seja "FORTE" no sentido espiritual. Por exemplo, alguns são sensíveis quanto a bebidas embriagantes. Outros não estão acostumados com elas ou não se dão com elas. Se você estivesse numa reunião social junto com alguém assim, tentaria pressioná-lo ou fazê-lo sentir-se sem jeito, para que o acompanhasse em tomar bebidas alcoólicas? Ou preferiria antes abster-se, para não causar problemas a ele? O raciocínio cauteloso de Paulo (versículo 21) é o recomendado para o cristão discernidor.



Alguém já me escreveu argumentando...


"Romanos 14:21 pode estar falando de suco de uva sim visto que um nazireu se ofenderia caso Paulo bebesse suco de uva - mesmo moderadamente - em sua presença."

Comentário: Todo nazireu sabia que ele próprio poderia tomar vinho ao terminar o seu nazireado (Números 6:13, 20). Sim, pela lei divina, à medida que os nazireus terminavam o seu voto, podiam beber vinho. Devemos imaginar que esta lei do SENHOR causava escândalo aos nazireus que ainda estavam por cumprir seu voto? É claro que não! Logo, é antibíblico a afirmação que um nazireu se escandalizaria vendo Paulo - um não nazireu - tomando suco de uva ou bebida inebriante posto que ele não estava sob as regras do nazireado.

Considere também:

  • Será que João Batista, que era nazireu, se escandalizou por Cristo beber o que ele não bebia? Será que os nazireus tropeçaram quando Cristo instituiu a Ceia, ordenando que todos bebessem do "fruto da vide"?
  • Sem o temor de escandalizar algum nazireu, em diversas ocasiões, Deus prometeu vinho para seu povo (Joel 3:18; Amós 9:13). Então, até mesmo um ex-nazireu poderia se beneficiar desta provisão divina!

Para outros detalhes, consulte o artigo específico "Os nazireus e a bebida inebriante".



"Tomar bebida alcoólica, mesmo moderadamente, poderá escandalizar a pelo menos uma pessoa. Por isso, nunca beberei, em nenhuma ocasião."

Comentário: Tudo bem, você tem o direito de nunca beber. Porém, se entendeu de Romanos 14 que todos os crentes nunca devem beber, então precisa meditar mais demoradamente no capítulo, em especial, nos versículos alistados abaixo. O conteúdo dos parênteses é meu.

" 3   O que come (no nosso caso, o que bebe) não despreze o que não come (ou bebe); e o que não come (ou bebe) não julgue o que come (ou bebe); porque Deus o recebeu por seu."
" 5   Um faz diferença entre dia e dia, mas o outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em seu próprio ânimo."
" 6   Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz. O que come (ou bebe) para o Senhor come (ou bebe), porque dá graças a Deus; e o que não come (no nosso caso, não bebe) para o Senhor não come (não bebe) e dá graças a Deus."



Em nenhum dos versículos acima se diz que apenas um proceder é o correto. Permite-se que o crente coma (ou beba) determinados alimentos ou, se quiser, não coma (ou beba). Ambos são autorizados. O que é errado é "desprezar" ou "julgar" o seu irmão se ele optar por um proceder diferente do seu. Definitivamente, os versículos não dizem que o correto é apenas o não comer ou o não beber. Ambos, no seu proceder, dão "graças a Deus" e "Deus os recebe por seu".


São dois tipos de cristãos: "um" que bebe e "outro" que não bebe
Um é fraco outro é forte. O fraco precisa se fortalecer. O doente precisa ser curado. O cristão fraco - em vez de ficar toda vida fraco - deve dedicar-se à um estudo sistemático da Palavra de Deus afim de tornar-ser sadio em sentido espiritual. Deverá entender que beber não é errado diante de Deus. Uma vez "curado" ou forte, deverá ter o mesmo cuidado para os que ainda permanecem doentes na fé.

Testemunhas de Jeová — artigos críticos.

Desde agosto de 2004, indicetj@yahoo.com.br


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