1 Coríntios 3:16, 17 - O Cristao e a Bebida Alcoolica

Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de
1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ir para o conteúdo
1
2
3
4
5
6

1 CORÍNTIOS 3:16, 17
Almeida Revista Corrigida 1995
16  Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
17  Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.
Certo dia, uma evangélica fervorosa me escreveu dizendo: "Nosso corpo é o 'templo do Espírito Santo'. Por isso, evito totalmente a bebida alcoólica uma vez que esta poderia prejudicar o organismo". (1 Coríntios 6:19) Ninguém é obrigado a tomar bebida alcoólica. O princípio de Romanos 14:3 é válido: "Quem come de tudo não deve desprezar quem não faz isso, e quem só come verduras e legumes não deve condenar quem come de tudo, pois Deus o aceitou." — Nova Tradução na Linguagem de Hoje.

Porém, o foco é: quão coerente é a pessoa que enche a boca para dizer isso? Para considerar esta questão livre de prejulgamento, primeiramente voltemos nossa atenção para a resposta a seguinte pergunta:

Será que os alimentos que Deus criou para o ser humano podem ser prejudiciais?

Consulte a tabela indicativa a seguir:
SAL
Pode levar ao câncer. "Em demasia, ele irrita a mucosa gástrica e pode causar a doença no estômago e no esôfago", diz Sérgio Varros, gastrenterologista gaúcho.

AÇÚCAR
"A alta ingestão de açúcar aumenta o risco de câncer de mama e de colo do útero", avisa o nutricionista americano Walter Willet, da Universidade Harvard. "Quanto mais calorias a serem queimadas, maior a quantidade de radicas livres. Em um estudo do Instituto Nacional do Câncer, nos Estados Unidos, as 30 mulheres com câncer de mama analisadas consumiam doces diariamente. "Esse hábito aumenta em 50% o risco do mal", diz Willet.

IOGURTE
"A gordura do iogurte se deposita nas artérias, mesmo se ele for desnatado", diz o especialista em medicina ortomolecular Ronaldo Leão Abud. Que tem problemas cardiovasculares não deve tomá-lo com muita freqüência.

ALHO
"O alho pode causar distúrbios gastrintestinais", adverte o farmacêutico Sylvio Panizza, de São Paulo.

REPOLHO, BRÓCOLIS, AGRIÃO, COUVE, ESPINAFRE
"O amido presente nesses alimentos é fermentado no intestino e produz gases", explica o nutricionista Ricardo Coelho, da Universidade de ouro Preto, em Minas Gerais.

CHÁ VERDE
"Tomar muito chá pode inibir as enzimas antioxidantes naturais do corpo e atrapalhar o seu funcionamento", alerta o cardiologista Ronaldo Abud, especialista em Medicina ortomolecular de São Paulo.

PÃO INTEGRAL, SUCRILHOS e FARELO de TRIGO
Segundo a nutricionista Lísia Kiehl, de São Paulo, ao acelerar a passagem pelo intestino, a fibra diminui a absorção de açúcares, óleos, gorduras e, principalmente, do cálcio, importante no combate à osteoporose.

VITAMINA C
O excesso de vitamina C está associado à formação de cálculos renais, náusea, diarréia, desnutrição de vitamina B12 e ao armazenamento demasiado de ferro.

TOMATE
O tomate e seus derivados possuem uma substância chamada oxalato que, junto com o cálcio, é um dos responsáveis pelas pedras dos rins. "Por isso, se você tem predisposição para o problema, evite comer tomate e leite", aconselha Lísia. O mesmo vale para derivados do leite, como o queijo. Há profissionais que questionam a indicação do tomate. "Não recomendo o consumo desse alimento pois ele tem agrotóxicos", argumenta a fitoterapeuta Maria Cristina Félix.


Fonte: Revista Saúde! é Vital, especial nº 7, Alimentos, julho de 1999.

Leitor, esta lista de alimentos é bem maior. Afinal, citei apenas alguns exemplos.

Pois bem, deveriam todos os crentes do mundo parar de ingerir os alimentos acima (e todos os outros não mencionados) uma vez que estes PODERIAM causar problemas à saúde e ao corpo que é "o templo do Espírito Santo"? Faz você isso, leitor? Ora, cada alimento tem o seu "outro lado" negativo. É claro que se certa pessoa não pode consumir especificamente determinado alimento, fará bem em evitá-lo, assim como há aqueles que evitam bebidas alcoólicas por motivos de incompatibilidade orgânica.

Cada cristão cuidará em fazer bom uso da alimentação - inclusive de bebidas alcoólicas. Se alguém decidir não beber, então, não beba. O que não pode é impor a todos que façam o mesmo afirmando que a abstinência de bebida alcoólica é um ensinamento bíblico. Não é.

Porém, o mais importante é sabermos se este ponto de vista (o de não usar nada visto que um pouco poderia prejudicar) é cimentado pela Palavra de Deus. Dizem as Escrituras que devemos evitar alguma alimentação visto que esta, talvez, PODERIA causar algum malefício? Se o leitor está lendo esta matéria, provavelmente está interessado em saber o pensamento bíblico.

Ora, considere brevemente o que a Bíblia fala sobre o mel:

Almeida Revista e Corrigida

PROVÉRBIOS 25:27
"Comer muito mel não é bom."

Bem, diante disso significa isso que devemos evitar o mel porque ele PODERIA ser prejudicial? A evangélica mencionada no início do artigo - para ser coerente - deveria também dizer que "evita totalmente o mel pois ele poderia prejudicar meu corpo, que é o Templo do Espírito Santo"... Pois é... se o ponto é evitar totalmente aquilo que poderia prejudicar o nosso corpo, então, deveria também abster-se do mel...

Mas, leitor, será que a abstinência total do mel ou de algo que PODERIA ser prejudicial é o proceder correto a seguir? Não, não é. Se alguém responder "sim", lamento, mas não será o pensamento bíblico que segue mas o pensamento do pastor tal e tal. O raciocínio bíblico é usar temperança, seja no consumo do mel ou de outro tipo de alimento. A advertência contextual é contra o "comer muito".


Almeida Revista e Corrigida

PROVÉRBIOS 24:13
"come mel, meu filho, porque é bom, e o favo de mel, que é doce ao teu paladar."

Sobre o consumo do mel, Provérbios 25:27 diz que "não é bom" e Provérbios 24:13 diz que "é bom". Seria isso uma contradição? Não, não é. O primeiro texto refere-se ao "muito mel"  o segundo não. Dito de modo simples, o dano causado pelo mel (ou pela bebida alcoólica), é apenas para aquele que o usam indevidamente.


Olá! Você já me conhece, não conhece? Eu sou a abelha. Deus me criou. Ele me ensinou a produzir mel. E Deus disse que você poderá usá-lo. Mas, use-o com moderação, viu?
Visto que é realmente assim, temos o conselho razoável:


Almeida Revista e Corrigida
PROVÉRBIOS 25:16
Achaste mel? Come o que te basta; para que, porventura, não te fartes dele e o venhas a vomitar.

  • Deus abençoou Israel com uma terra que produzia "leite e mel" — Deuteronômio 26:15.
  • Jesus e João Batista comeram "mel". — Lucas 24:42, 43 ; Mateus 3:4.

Portanto, sem decretar que o "mel"  deva ser abolido da dieta cristã porque "comer muito mel não é bom" e PODERIA prejudicar nosso corpo porque "nosso corpo é o templo do Espírito", o crente simplesmente fará BOM USO do mel. O mesmo princípio do autodomínio se aplica para com as bebidas alcoólicas! — Tito 2:3.

O QUE RESPONDERÁ SE ALGUÉM DISSER...



... "Não uso bebida alcoólica e nada que me prejudique porque meu corpo é o templo do Espírito"


POLUIÇÃO
Se você é uma dessas pessoas, então, leitor, seja coerente e pare de respirar agora, já! Você está prejudicando PROPOSITADAMENTE seu organismo! Quando respiramos, além de oxigênio, colocamos deliberadamente gases poluentes e venenosos para dentro de nosso corpo. Substâncias tóxicas derivadas da poluição podem causar perdas e alterações celulares. Um levantamento feito pela Universidade de São Paulo mostrou que em áreas mais poluídas a incidência de alguns tipos de câncer é maior. (Fonte de Pesquisa: Revista Saúde! é Vital, especial nº 19, Especial Para Prolongar a Juventude, dezembro de 2000.)

Certo estudo liga poluição a mortalidade de crianças de até cinco anos. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, Paulo H. N. Saldiva, pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, descobriu que, “todas as vezes em que havia o aumento de níveis de óxidos de nitrogênio [de óleo diesel, gasolina e álcool], o número de mortes por complicações respiratórias se elevava”. Saldiva aponta outra causa de mortalidade infantil: “No frio, há maior esforço das vias aéreas, o que diminui a resistência.” Visto que as crianças pobres e subnutridas são as mais afetadas, ele acrescenta: “Quem está pagando a conta da poluição dos carros é justamente quem não usufrui das comodidades que o veículo proporciona".


COMPUTADOR E CELULAR
"Não e não! Não uso bebida alcoólica pois ela tem potencial para me prejudicar. E eu não faço nada para prejudicar meu corpo que é o templo do Espírito!"

Se você é uma dessas pessoas, então, leitor, deixe de usar o computador e o celular imediatamente! Por que?

Ora, assim você está DELIBERADAMENTE prejudicando sua visão, devido aos raios emitidos pelo monitor - mesmo os mais atuais! Estudos recentes comprovam que a luz visível, gerada pelo monitor de computadores e televisores, pode provocar manchas no corpo e o envelhecimento da pele. "Em última instância, essa exposição chegaria até a desencadear o aparecimento de câncer de pele do tipo sensível à luz", alerta Valcinir Bedin, dermatologista e diretor do Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento (CIPE).

Com base nas pesquisas já existentes, a Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC, na sigla em inglês) classificou o campo magnético emitido pelos celulares como possivelmente carcinogênico para humanos. Ou seja: a radiação interfere na saúde do ser humano, mas ainda não há evidências suficientes para classificá-la como carcinogênica para humanos.

Deixará de usar o computador, o celular e ver televisão para não prejudicar o templo do Espírito ou só deixará de usar apenas o que lhe convém?

Diante de tudo isso, leitor, que é que podemos dizer? É a Bíblia que traz a simples e suficiente resposta, em Filipenses 4:5 (Almeida Revista e Atualizada):


Seja a vossa MODERAÇÃO conhecida de todos os homens.
Perto está o Senhor.


Divulgue seu artigo crítico gratuitamente!
Envie-o para avaliação: indicetj@yahoo.com.br
Voltar para o conteúdo