Todas as coisas me são lícitas - O Cristao e a Bebida Alcoolica

Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de
1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ex-Testemunha de Jeová
publica mais de 1.000 artigos críticos!
Ir para o conteúdo
1
2
3
4
5
6

Ex-Testemunha de Jeová
"TODAS AS COISAS ME SÃO LÍCITAS"
1 CORÍNTIOS 6
12  Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm;
todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
Almeida Revista e Corrigida, 2009.

O apóstolo Paulo não está dizendo aqui que é permitido ou "lícito" matar, roubar ou fazer algo errado. Como cristão, Paulo refere-se corretamente à "todas as coisas lícitas" do ponto de vista de Deus. Trata-se da liberdade cristã. — Note Romanos 14:21.



Entretanto, Paulo sugere que INDIVIDUALMENTE selecionemos dentre as coisas "lícitas" aquelas que convém. E, após isso, não deixar-se dominar por ela.

É óbvio que até mesmo fazeres legítimos (que Deus permite) podem ser nocivos ou pelo menos não vantajoso. Como ilustração, tomemos a questão da comida — conforme ilustrada por Paulo no próprio contexto, no versículo 13. Deus nos deu apetite pelo alimento e estômago para digeri-lo. Isso, porém, não quer dizer que devamos comer mais do que o necessário.
Quando alguém não consegue parar de comer, ele está definitivamente "dominado" pela comida. Assim, o excesso no comer não seria algo que "convém" para o cristão, pois Deus desaprova o comilão. Um cristão talvez evite certo alimento por motivo de saúde — embora outro cristão faça bom uso dele. Neste caso, o alimento, embora "lícito" para outro, não "convém" particularmente à pessoa impedida de comer dele.

A declaração de Paulo, a respeito da questão do alimento, provê uma boa orientação sobre o uso da bebida. Ora, qualquer coisa "lícita" se tornaria automaticamente não conveniente se o sujeito abandonar o autocontrole a ponto de “deixar-se dominar" por ela. Embora o uso de bebida seja algo lícito, não seria conveniente se o sujeito tiver organismo sensível, um histórico de embriaguez ou for "encharcar-se" de bebida. E mesmo que essa bebida seja suco de uva. — Isaías 56:12, na Almeida Revista e Atualizada, 1993.
Somos exemplo tanto no comer quanto no beber. E você?

Testemunhas de Jeová — artigos críticos.

Desde agosto de 2004

indicetj@yahoo.com.br

Voltar para o conteúdo