Ex-Testemunha de Jeová
A bebida forte foi recomendada por Deus!
DEUTERONÔMIO 14
22 Certamente darás os dízimos de toda a novidade da tua semente, que cada ano se recolher do campo.
23 E, perante o SENHOR, teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu cereal, do teu mosto (tirôsh), do teu azeite e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao SENHOR, teu Deus, todos os dias.
24 E, quando o caminho te for tão comprido, que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o SENHOR, teu Deus, para ali pôr o seu nome, quando o SENHOR, teu Deus, te tiver abençoado,
25 então, vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o SENHOR, teu Deus.
26 E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho (yayin), e por bebida forte (shekar), e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o SENHOR, teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;
— Almeida Revista e Corrigida, 2009.
O dízimo dos israelitas deveria ser consumido no lugar indicado por Deus. Se o local fosse distante demais, eles poderiam vendê-lo e levar o dinheiro. Chegando lá, estavam autorizados a gastá-lo com os itens necessários, inclusive "vinho e bebida forte". Seriam usados festivamente ali, na presença do SENHOR. Naturalmente, esperava-se moderação tanto no comer quanto no beber pois já era sabido que o exagero no comer ou beber era pecado diante de Deus.
O versículo 26 conduz o leitor a uma conclusão definitiva: O próprio Deus autoriza que se use o dinheiro do dízimo santo para comprar "vinho" (yayin) e "bebida forte" (shekar)! Portanto, não há espaço para incertezas quanto à aprovação divina do uso responsável dessas bebidas. Está escrito que Deus aprova! Se Eles diz "sim", quem somos nós para dizer "não"?
Deus indicou ou sugeriu estas bebidas mesmo sabendo que "o vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio". (Provérbios 20:1) Diante disso, devemos pensar que Deus estaria desencaminhando seu povo? É certo que não! Tiago 1:13 diz, em parte: "Deus nunca deseja praticar o mal e nunca tenta ninguém a praticá-lo". — A Bíblia Viva, 2017.
Deus esperava dos israelitas sabedoria no uso destas bebidas, não que "errassem" abusando delas. Este entendimento é confirmado quando lemos no versículo 26 sobre beberem "perante o SENHOR, teu Deus". Atualmente, há quem beba sem considerar Deus e acabe exagerando. Isso não é o que Deus deseja. Beber “perante o SENHOR” implica seguir os princípios que Ele estabeleceu.
Nada no contexto indica que os israelitas, pelo menos nesta ocasião, extrapolaram no consumo de vinho ou de bebida forte. Que bom exemplo para os que fazem uso de bebidas!
Deus recomendou "bebida forte", para ser usada com alegria "perante o SENHOR".
DEUTERONÔMIO 14:26
EM DIVERSAS TRADUÇÕES
— King James Atualizada, 1999
Lá poderás trocar a prata, o dinheiro, por tudo o que quiseres comer: carne de vaca, ovelha, carneiro, vinho (yayin), bebida fermentada (shekar), ou qualquer outro alimento que desejares. Então, juntamente com tua família comerás e te alegrarás ali, na presença de Yahweh, teu Deus.]
— Versão Católica com cabeçalhos
Aí você trocará o seu dinheiro por aquelas coisas que desejar: vacas, ovelhas, vinho (yayin), bebida embriagante (shekar), tudo o que você quiser. Você comerá aí, diante de Javé seu Deus, e festejará com a família.
— Nova Tradução na Linguagem de Hoje, 2000
E ali comprem tudo o que quiserem comer: carne de vaca ou de carneiro, vinho (yayin), cerveja (shekar) ou qualquer outra coisa que desejarem. E ali, na presença do SENHOR, nosso Deus, vocês e as suas famílias comam essas coisas e se divirtam à vontade.
— Nova Versão Internacional, 2001
Com prata comprem o que quiserem: bois, ovelhas, vinho (yayin) ou outra bebida fermentada (shekar), ou qualquer outra coisa que desejarem. Então juntamente com suas famílias comam e alegrem-se ali, na presença do Senhor, do seu Deus.
— Tradução do Novo Mundo a Bíblia Sagrada (Edição de Estudo)
E, com o dinheiro, você pode comprar tudo o que você* desejar: bois, ovelhas, cabras, vinho (yayin) e outras bebidas alcoólicas (shekar), e tudo que quiser;* e você comerá ali perante Jeová, seu Deus, e se alegrará, você e os da sua casa.