JESUS FALA POSITIVAMENTE SOBRE O "MILAGRE" NATURAL
DE TRANSFORMAR SUCO DE UVA EM VINHO FERMENTADO - MILAGRE QUE ELE CRIOU!
LUCAS 5:37-39
Almeida Revista Atualizada 1993
37 E ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois o vinho novo romperá os odres; entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão.
38 Pelo contrário, vinho novo deve ser posto em odres novos [e ambos se conservam].
39 E ninguém, tendo bebido o vinho velho, prefere o novo; porque diz: O velho é excelente .
1) Podemos observar aqui que "vinho novo" não é um inocente ou estático suco de uva pois "romperia odres". Trata-se de algo vivo, em fase de desenvolvimento, rumo à fermentação alcoólica. Não é similar ao suco de uvas 100% natural vendido em supermercados, pois este não se tornará uma bebida alcoólica.
2) Ao falar sobre vinho, repare que Jesus não criticou o procedimento técnico para produzir vinho novo em velho. Leitor, não tenha dúvida de que Jesus aproveitaria a oportunidade para condenar tal produção ou o consumo desta bebida se ela fosse imprópria aos servos de Deus. Mas, pelo contrário, falou normalmente sobre isso como sendo algo comum e aceitável e, de fato, era realmente assim.
3) Se o melhor vinho fosse o não-fermentado, em contraste, Jesus explicaria como produzi-lo e não destacaria a sabedoria de colocar vinho novo em odres novos... Mas, nem aqui e nem em qualquer outro lugar da Bíblia, Jesus (ou qualquer outro) explicou sobre como conservar suco de uva sem fermentar ou que o suco deveria ser consumido somente antes da fermentação. A verdade é: tudo o que for além disso é pura especulação.
4) Ao usar a palavra "ninguém", Jesus não limita aos mundanos (como querem alguns) a declaração acerca do vinho: "o velho é bom".
O PROCESSO DE FERMENTAÇÃO
— ESTABELECIDO POR DEUS!
O gradativo processo de fermentação se inicia geralmente dentro de seis horas. Sob fermentação alcoólica, o mosto dá origem ao vinho [Miquéias 6:15]. Em seguida, inicia-se a fermentação acética, originando o vinagre. Não há nada de condenável ou pecaminoso nisso.
Jesus, como "arquiteto" (Provérbios 8:30, na ARA.) na criação de Deus, conhecia perfeitamente o processo de fermentação das uvas. Assim, o suco de uva natural não fermentado, pela própria lei estabelecida pelo Criador, viria progressivamente a conter álcool.
A uva não é uma fruta "pecadora" por espontaneamente fermentar-se...